Enviar mensagem

    Bem-vindos à Mostra de Qualificação!

    A Mostra de Qualificação é um evento municipal de educação, formação e qualificação totalmente dedicado aos alunos dos 9ºs e 12ºs anos e tem por objetivo contribuir para o favorecimento da orientação e integração profissional de alunos que concluem o ciclo ou o sistema educativo, através de um conjunto de atividades que contribuem para a adequação da oferta educativa à sua procura e às suas expectativas.

    É um evento organizado em parceria entre o Caerus-CLDS4G, a Câmara Municipal e todos os estabelecimentos de ensino e formação do concelho, com particular participação das equipas GAA – Gabinete de Apoio ao Aluno, GAAF – Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, SPO -Serviço de Psicologia e Orientação e professores coordenadores de curso e diretores de turma.

    A Mostra de Qualificação começou por ser uma exposição das ofertas formativas, com a participação de escolas profissionais, universidades, institutos politécnicos, centros de formação, IEFP entre outras entidades, mas devido à pandemia por Covid-19, foi totalmente repensado e adaptado à nova realidade.

    Esta edição, a segunda on-line, apresenta-se com um programa renovado e ajustado às necessidades educativas e de orientação identificadas pelas escolas, valorizando a participação dos alunos em workshops, webinars e fóruns totalmente dedicados aos temas mais relevantes para o público-alvo: decidir e escolher de forma consciente e informada, aproximação ao mercado de trabalho, atitudes proativas na escolha, participação cívica e voluntariado, entre outras temáticas.

    A Mostra de Qualificação disponibiliza uma plataforma on-line onde estão reunidas as ofertas formativas de mais de 84 entidades portuguesas. Esta plataforma permite aos alunos pesquisar as ofertas formativas existentes no mercado, áreas de interesse, níveis de ensino, tipos de cursos e apoios sociais das entidades educativas e formativas participantes. Para cada entidade de ensino/ formação, estão disponíveis informações de contacto, a descrição da entidade e da sua oferta formativa, as saídas profissionais e os apoios sociais.

    Aqui podes encontrar:

    – a oferta formativa das 84 entidades presentes nesta plataforma;

    – realizar a tua pesquisa por grau de ensino (9º ou 12º ano) e áreas de ensino;

    – encontrar algumas dicas para te ajudar a orientar a tua pesquisa e a tua escolha;

    – todas as informações sobre o programa de atividades da Mostra de Qualificação;

    – ligações úteis na área “Recursos” para estares ainda mais ON.

    O Caerus – CLDS4G é um projeto de intervenção social para promover o emprego e empreendedorismo, auxiliar as famílias nos seus desafios, dinamizar a infância e juventude, promovido pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses e coordenado localmente pela Fundação Santo António. Integrado na 4ª geração de CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social, é promovido pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, cofinanciado pelo POISE – Programa Operacional Emprego e Inclusão, Portugal 2020 e União Europeia.

    A convite do Município de Marco de Canaveses , a Fundação Santo António  assume, pela quarta vez, a responsabilidade de coordenação e execução do programa CLDS. A Fundação Santo António é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) que visa promover nas comunidades, iniciativas de índole assistencial, profissional e sociocultural, fomentar o espírito de solidariedade e entreajuda e o apoio à integração social e comunitária. Constitui-se como um recurso ativo para o desenvolvimento local, apoiando idosos, famílias, jovens e desempregados.

    A Mostra de Qualificação 2022 enquadra-se no Eixo 1 – Emprego, Formação e Qualificação, Portaria nº 229 /2018, alínea c) do Artigo 6º, “contribuir para a sinalização, encaminhamento e orientação de alunos que abandonam ou concluem o sistema educativo, no sentido de desenvolver ações de favorecimento da integração profissional”.

    Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.