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    Parceiros

    “É preciso toda uma aldeia para educar uma criança!”

    Este provérbio africano faz-nos acreditar na importância da participação dos diferentes e vários agentes educativos na Escola e na Educação. A organização da Mostra de Qualificação é um exemplo de trabalho em Rede e Parceria para promover a educação e formação dos alunos marcuenses.

     

    A Câmara Municipal de Marco de Canaveses é o órgão autárquico do concelho, cuja missão inclui a definição e execução de políticas que vão de encontro à defesa dos interesses e à satisfação das necessidades da população local.

    O Agrupamento de Escolas de Alpendorada possui como missão contribuir para o desenvolvimento pleno de crianças e jovens, a nível da educação pré-escolar e dos ensinos básicos e secundário, através da realização de um processo ensino-aprendizagem de qualidade e do desenvolvimento de projetos integradores.

    O Agrupamento de Escolas Carmen Miranda – Marco de Canaveses é constituído por 19 estabelecimentos, dispersos por 6 freguesias do concelho de Marco de Canaveses. Desde 1 de setembro de 2012 que integra o programa de intervenção designado por Territórios de Intervenção Prioritária (TEIP III).

    O Agrupamento de Escolas de Sande foi criado no ano letivo 1999/2000 e está sedeado na escola E.B. 2,3 de Sande. É composto por um conjunto de dezassete estabelecimentos de ensino, sendo: nove jardins de infância, sete escolas do 1.º ciclo e uma escola do 2.º e 3.º ciclos. A escola de ensino básico do 2.º e 3.º ciclos serve até ao 9.º ano de escolaridade as freguesias de Bem Viver, Sande e S. Lourenço do Douro, Penhalonga e Paços de Gaiolo, Manhuncelos e Paredes de Viadores.

    O Agrupamento de Escolas n.º 1 de Marco de Canaveses pretende desenvolver uma identidade própria e ser reconhecido como uma escola pública de referência pelo seu papel no sucesso integral dos alunos, orientada pelos valores da ética, solidariedade, igualdade, respeito e cidadania universal

    Centro dedicado à qualificação, certificação e aperfeiçoamento técnico dos profissionais e dos candidatos a profissões, e à valorização da capacidade empresarial, através do desenvolvimento de ações de consultoria e apoio técnico.

    A Escola Profissional de Arqueologia é uma instituição pública de ensino profissional com mais de 30 anos de experiência na formação de técnicos especializados na área do Património Cultural. Localiza-se na aldeia de Santa Maria do Freixo, em plena Área Arqueológica, num espaço classificado como Monumento Nacional – a cidade romana de Tongobriga.

    A EPAMAC é uma escola de cariz agrícola inserida no Norte do País, em Marco de Canaveses. Caracteriza-se por desenvolver uma aprendizagem marcadamente técnica e centrada na prática, no saber fazer.

    Em atividade desde maio de 2000, a Multiformactiva é uma entidade formadora acreditada nos vários domínios da formação tendo como missão prestar serviços que contribuam para o desenvolvimento pessoal e social de indivíduos, organizações e instituições, através de formação que dê acesso a certificação escolar e profissional ou formação qualificada para exercício de profissões.

    O IEFP é o serviço público de emprego nacional. Tem por missão promover a criação e a qualidade do emprego e combater o desemprego, através da execução de políticas activas de emprego, nomeadamente de formação profissional.

    O que oferecem os nossos parceiros em termos de orientação vocacional

    Neste agrupamento existe um Gabinete de Apoio ao Aluno e à família e Serviço de Psicologia e Orientação que desenvolve várias atividades de orientação vocacional, com o apoio dos docentes, de escolas secundárias e profissionais, de empresas locais, entre outros parceiros. É um processo colaborativo e participativo onde todos são chamados a contribuir para o desenvolvimento da carreira dos alunos. A equipa de profissionais acredita que a orientação vocacional é um processo de construção (pessoal e de carreira) gradual e com diferentes possibilidades em aberto.

    Apoio aos alunos dos 9.º anos:
    1 sessão para cada turma de 9º ano dirigida aos encarregados de educação sobre orientação vocacional.
    Sessões em pequeno grupo para desenvolver o projeto de Intervenção Vocacional onde são exploradas diferentes dimensões inerentes ao processo de tomada de decisão vocacional.
    Visitas às escolas profissionais da região, após levantamento de interesse por parte dos alunos para exploração da oferta formativa e contacto com a realidade.
    Participação na Mostra da Qualificação do Marco de Canaveses – Caerus – CLDS4G.
    Sessões de esclarecimento com docentes e alunos do Agrupamento de Escolas de Alpendurada dirigido aos alunos do 9.º ano – “Testemunhos”.

    Apoio aos alunos dos 7ºs, e 8ºs anos:
    Com os alunos dos 7ºs, e 8ºs anos são desenvolvidas ações enquadradas em objetivos de Educação para a Carreira em articulação com disciplinas curriculares e o mercado de trabalho.

    O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) da EPAMAC é uma estrutura especializada de apoio e orientação educativa, integrada na rede pública escolar. Atua de forma integrada e em estreita articulação com os órgãos da escola e com as estruturas de orientação educativa, desenvolvendo a sua ação em três áreas: apoio psicopedagógico; orientação escolar e profissional; e apoio ao desenvolvimento das relações na comunidade educativa.

    Serviços do SPO

    • Apoio psicopedagógico direto e indireto a alunos;
    • Consultoria a pais e professores;
    • Educação Parental (Programa Mais Família Mais Jovem);
    • Orientação Escolar e Profissional;
    • Programa de promoção de Softskills;
    • Programas de prevenção da violência (PREVINT;
    • Plano B – Bullying; entre outros);
    • Programas de desenvolvimento de competências socioemocionais (DOVE – Eu Confiante; Saúde Mental em Saúde Escolar, entre outros.);
    • Ações de informação/sensibilização sobre várias temáticas;
    • Conversas ‘Puxa-Conversas’ com pais e professores;
    • Realização da Semana UBUNTU;
    • Clube UBUNTU da EPAMAC.


    Orientação Escolar e Profissional

    • Sessões individuais e/ou em pequeno grupo no apoio à inscrição nos exames nacionais;
    • Sessões com os encarregados de educação como agentes importantes na tomada de decisão dos alunos;
    • Sessões individuais com os alunos (aplicação de provas psicológicas e entrevista individual);
    • Aplicação de programas de desenvolvimento das soft skills.

    Este agrupamento disponibiliza um Serviço de Psicologia de Orientação para a comunidade escolar que, entre outras atividades, implementa um programa de Orientação Vocacional destinado principalmente aos alunos do 9º e 12º ano, por forma a promover a reflexão e o autoconhecimento do aluno para uma tomada de decisão mais consciente do percurso académico e/ou profissional a seguir. Assim:

    • Planeia e executa um conjunto de sessões em grupo e posteriormente individuais, para informar e orientar os alunos do 9º ano na definição do seu percurso escolar e profissional, estimulando o seu desenvolvimento vocacional;
    • Promove um conjunto de sessões com os Pais e Encarregados de Educação dos alunos do 9º ano com o objetivo de os sensibilizar e informar sobre a importância do programa de Orientação Escolar e Profissional para o futuro dos seus educandos;
    • Efetua no final do processo uma sessão com os Pais e Encarregados de Educação durante a qual são divulgadas as ofertas educativas e formativas após 9º ano; bem como dadas informações sobre os resultados do programa de orientação escolar e profissional;
    • Promove visitas de estudo a feiras de Orientação Vocacional e promove Workshops em parceria com entidades públicas e privadas sobre estas áreas de interesse;


    Com os alunos do 12º ano são realizadas sessões em grupo para esclarecer dúvidas relativas à tomada decisão sobre o percurso académico e/ou profissional a seguir.

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