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    Pais e Educadores

    Os pais podem ajudar a decidir

    Quando o assunto é o futuro, os jovens esperam que as suas dúvidas e hesitações encontrem a compreensão dos pais, que estes lhes transmitam confiança e os encorajem a explorar o mundo e a ensaiar ideias e projetos.

    É importante que os pais procurem envolver-se de forma intencional e refletida na construção do percurso escolar e profissional dos filhos, aproveitando as situações do quotidiano para ajudar os seus filhos a refletir. Os pais contam muito no processo de decisão vocacional dos filhos e este é também um grande desafio colocado aos pais.

    Como pais/educadores de um jovem que está a decidir qual o seu caminho profissional, provavelmente sente que:

    • Será importante o seu filho conhecer-se melhor para descobrir o que gostará de fazer no futuro;
    • Que o mundo escolar e/ou profissional já mudou tanto que não consegue ajudar o seu filho a escolher ou não o quer influenciar;
    • Que o seu filho muitas vezes não partilha as suas preocupações, pelo que é difícil saber como ajudá-lo.
    • Para que seja feita uma boa escolha, é crucial que o seu filho conheça as diferentes oportunidades formativas e o mercado de trabalho.

    A tomada de decisão vocacional deverá ser planeada e não ao acaso e o mais acompanhada possível, pois os jovens tomam melhores decisões quando os pais trabalham juntos com eles neste processo. Dessa forma, os pais e/ou educadores devem envolver-se no processo de exploração vocacional dos filhos envolvendo-se em programas, muitas vezes desenvolvidos nas escolas, que promovem o processo vocacional e devem ajudar o jovem a procurar informação acerca de oportunidades e opções para o seu futuro.

    Assim, o envolvimento ativo dos pais não significa decidir pelos filhos ou tão pouco conduzir as suas opções. Significa sim, ser um elemento dinamizador de diálogos e de atividades que irão fazer assentar os projetos dos filhos em bases mais sólidas e conscientes.

    Cultive um espaço de diálogo e comunicação aberta sobre o projeto de vida, em que o jovem não tenha receio de ser julgado ou dominado.

    Converse com os seus filhos sobre:

    • Como os seus filhos perspetivam o futuro. Promova cenários positivos para o futuro. Fomentar a esperança é importante para que os filhos se interessem por preparar o futuro.
    • Sonhos e projetos para o futuro. Que tipos de futuro os seus filhos já imaginaram. Imaginar múltiplas possibilidades é o primeiro passo para vir a encontrar opções que lhe vão interessar.
    • Quem eles pensam que é responsável pelo futuro. É fundamental fazer sentir aos filhos que acredita que eles são capazes de assumir gradualmente a sua autonomia e responsabilizarem-se pelas suas decisões.
    • A partir do que os seus filhos dizem ou fazem, ajude-o a perceber melhor quem são, procurando fazer-lhe notar os seus pontos fortes em termos de personalidade, valores, interesses, capacidades e competências. A construção do projeto de vida dos seus filhos deve apostar nos seus pontos fortes e permitir a sua expressão.
    • A partir dos gostos dos seus filhos, estimule a procura de outras áreas de atividade similares. Quem são as pessoas que os seus filhos mais admiram. O que admiram nessas pessoas. Que atividades essas pessoas exercem. O que fizeram para lá chegar. Como é que atualmente as pessoas se qualificam nessas áreas de atividade. Que outras atividades profissionais estão relacionadas.
    • Ajude os seus filhos a traçarem um plano para alcançarem um objetivo que valorizam. Por exemplo, se os seus filhos gostariam de ter uma atividade durante as férias, ajude-os a planear como alcançar esse objetivo. Que requisitos e formação são exigidos. Onde e quando obter essa formação. Que obstáculos poderão surgir e como ultrapassá-los. Sem um plano de ação é muito provável que os objetivos se fiquem por meras intenções.


    Identificar informações que permitam aos jovens aperceber-se das várias possibilidades para os seus percursos escolares ou profissionais, podendo assim optar conscientemente por novas alternativas e soluções inovadoras.

    Neste sentido, convidamos os pais/educadores a usarem a plataforma Mostra de Qualificação como uma ferramenta de exploração vocacional. Neste site dedicado aos jovens em transição académica, 9º ano e 12º ano, poderá explorar que oportunidades de formação e qualificação existem a nível regional e nacional. Nesta pesquisa, podem consultar as ofertas disponíveis recorrendo a filtros conforme a área de interesse e na página de cada entidade poderá consultar a respetiva oferta formativa, saídas profissionais e eventuais apoios sociais, tendo ainda um ícone de ligação direta ao estabelecimento de ensino que poderá utilizar para enviar um e-mail e esclarecer as suas dúvidas.

    Esteja ainda atento aos separadores “Apoio à decisão” e “Dicas” que têm informação sobre os vários tipos de percursos formativos, áreas profissionais e estabelecimentos de ensino; ao separador “Mercado de Trabalho”, se o seu filho/a está mais interessado em começar a trabalhar e quer preparar-se para procurar emprego. Pode ainda encontrar links úteis em “Recursos” para o ajudar a aprofundar a sua pesquisa.

    Aproveite esta plataforma para partilhar com o seu filho/a um momento tão importante da vida dele/a, ajudando-o/a explorar e a tomar decisões mais informadas.

    Desde há 10 anos que o Caerus – CLDS4G desenvolve a sua intervenção junto da Infância e Juventude, seguindo metodologias e princípios dos Direitos das Crianças, conforme estabelecido na Convenção das Nações Unidas. As atividades desenvolvidas têm por base a participação ativa das crianças e jovens, a informação e vivência dos Direitos Humanos, o desenvolvimento de atitudes de respeito pela igualdade e dignidade e aquisição de competências para a defesa desses direitos fundamentais.

    Considerando que a Parentalidade Positiva se refere ao “comportamento dos progenitores respeitador dos melhores interesses e direitos da criança” e que o Caerus trabalha no sentido de desenvolver e treinar competências características da parentalidade positiva, partilhamos consigo esta plataforma.

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