- Descrição
- Oferta Formativa
- Saídas profissionais
- Apoios sociais
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) é uma instituição de ensino superior de direito público, ao serviço da sociedade, orientada para a produção e difusão do conhecimento, criação e transmissão da cultura e do saber de natureza profissional, da ciência, da tecnologia e das artes, através da articulação do estudo, do ensino, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental.
Criado em 1980, o IPG tem como missão formar profissionais altamente qualificados, com espírito empreendedor e sólidas bases humanistas, e contribuir para o desenvolvimento cultural, social e económico através de serviços formativos de qualidade, sustentados em programas académicos pertinentes com um modelo educativo baseado em competências. A oferta formativa é abrangente e multidisciplinar, com cursos em múltiplas áreas do conhecimento, ao que se associam diversas pós-graduações e cursos de especialização
Definido como um centro de mediação de conhecimento e inovação que procura a qualidade e o rigor da formação. Uma prática de melhoria contínua tem sido uma preocupação permanente deste Instituto, que procura assegurar a qualidade da formação e serviços prestados, bem como a satisfação da comunidade académica e o bom funcionamento de toda a instituição. Também desenvolve atividades nas áreas de pesquisa, transferência de conhecimento científico e tecnológico, prestação de serviços à comunidade, serviços de apoio ao desenvolvimento e cooperação nas áreas de educação, cultura e tecnologia. Desta forma, o IPG desempenha um papel decisivo na qualificação de recursos humanos em diversas áreas do conhecimento, na sua competência, bem como nos aspetos económicos, sociais, culturais e científicos,
Neste contexto, o IPG pretende ser reconhecido como uma entidade essencial para o desenvolvimento regional, em que os profissionais formados na instituição distinguem-se pela sua competência profissional, pelo seu senso de solidariedade, pela sua capacidade de servir de trabalho responsável e ético, a sociedade que gera conhecimento e uma presença cultural que contribui para a solução de problemas regionais, em um contexto global.
Campus
O IPG é composto na sua dimensão Institucional por um Campus, onde integra duas Escolas (ESTG e ESECD) pelo Edifício dos serviços centrais, a biblioteca Central, a piscina, campo de jogos e edifício da Associação Académica da Guarda. Fora do campus a Escola Superior de Saúde e a Escola Superior de Turismo e Hotelaria, situada em Seia, e instalações de uso comum como são as residências de estudantes (2 femininas e 2 masculinas), a cantina II, o Pavilhão Desportivo e o Auditório Soeiro Viegas.
O campus ocupa uma área total de implantação de 141.287 m2, com jardins e áreas de lazer e desporto. O edifício Central engloba os serviços da Presidência, Unidade de Desenvolvimento do Interior (UDI/IPG) os serviços Académicos, Contabilidade e Recursos Humanos, Tesouraria, Centro de Informática (CI/IPG), Gabinete de Informação e Comunicação (GIC/IPG) e serviço de artes gráficas, Gabinete de Mobilidade e Cooperação (GMC/IPG), Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais (GESP/IPG), Gabinete de Formação Cultura e Desporto, Gabinete Técnico de Manutenção (GIME/IPG), o Provedor do Estudante e o Gabinete de Qualidade (GAQ/IPG), a Cantina I e uma área técnica (aquecimento e reparações) e posto médico.
Localização
O IPG localiza-se na cidade da Guarda, região centro de Portugal, próximo da fronteira com Espanha e bem dotado de acessibilidades para as cidades de Porto, Lisboa, Coimbra, Salamanca e Madrid.
A Guarda é uma cidade com elevada qualidade urbana e ambiental, dotada de excecionais estruturas culturais, comerciais e turísticas, aliada aos seus serviços de saúde, formação superior e atividade empresarial. As atividades culturais, a relação com a montanha e a fronteira aportam multiculturalidade e uma grande diversidade de ambientes, paisagens e atividades por realizar.
Sendo uma cidade média apresenta grandes facilidades de deslocação e acesso a serviços e equipamentos, potenciando uma intensa vida académica, diversão, desporto e sociabilização.
- Animação Sociocultural
- Biotecnologia Medicinal
- Comunicação e Relações Públicas
- Comunicação Multimédia
- Contabilidade
- Design de Equipamento
- Desporto
- Desporto, Condição Física e Saúde
- Educação Básica
- Energia e Ambiente
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Engenharia Informática
- Engenharia Topográfica
- Farmácia
- Gestão
- Gestão de Recursos Humanos
- Gestão Hoteleira
- Marketing
- Mecânica e Informática Industrial
- Restauração e Catering
- Turismo e Lazer
Animação Sociocultural
- O curso proporciona um vasto leque de saídas profissionais, quer através da iniciativa privada, quer no âmbito das autarquias, coletividades culturais e recreativas, museus, associações de desenvolvimento local e regional, empresas turísticas, instituições de reinserção social, 3ª idade, campos de férias e centros de formação profissional, integrando equipas de acompanhamento do bem-estar psicológico e social de grupos de risco, como crianças, idosos e populações desfavorecidas. Destacam-se, assim, diferentes contextos de aplicação profissional.
Biotecnologia Medicinal
- Indústria Farmacêutica
- Indústria de base biotecnologia
- Centros clínicos de prevenção, diagnóstico, terapêutica e reabilitação
- Ensino e investigação
Comunicação e Relações Públicas
- O curso procura responder às necessidades atuais e futuras da região de influência do Instituto Politécnico da Guarda, cujo tecido institucional e empresarial carece de profissionais de comunicação e relações públicas capazes de conceber e desenvolver internamente estratégias e suportes. Os diplomados poderão enquadrar-se profissionalmente como técnicos de comunicação e/ou relações públicas em: empresas de comunicação social; empresas em geral; organismos da administração central, regional e local; outras instituições.
Comunicação Multimédia
- Os licenciados estarão aptos a integrar os quadros de empresas especializadas na produção e edição audiovisual, agências de marketing e publicidade, empresas de animação e divulgação cultural e empresas de comunicação social, além de autarquias e outras instituições. Dos perfis profissionais possíveis, salientam-se: designer gráfico; designer multimédia; webdesigner; designer de publicidade; editor de som e imagem; editor fotográfico; packaging designer.
Contabilidade
Entre as saídas profissionais possíveis de desempenhar pelo licenciado em Contabilidade salientam-se as seguintes:
- Auditor
- Auditor Interno
- Contabilista independente ou integrado numa organização
- Contabilista Certificado
- Consultor
- Chefe de departamento de Contabilidade
- Empreendedor/Empresário
- Investigador
- Gestor Administrativo/Diretor Administrativo
- Gestor Financeiro/Diretor Financeiro
- Gestor e Analista Financeiro
- Quadro superior da Administração Pública
- Quadro médio e superior na área de Contabilidade e Auditoria
- Quadro de Instituições Financeiras
- Professor
- Revisor Oficial de Contas
- Técnico da Administração Tributária e Aduaneira
Design de Equipamento
- Os técnicos superiores em Design de Equipamento poderão desenvolver a sua actividade na concepção de ambientes (interiores e exteriores), equipamentos, máquinas, veículos e objectos, orientando a construção, o fabrico ou a produção, integrando gabinetes de estudo, projeto ou consultoria, empresas ou instituições de investigação e ensino.
Desporto
- Constituem o principal mercado de trabalho para os futuros licenciados em Desporto os clubes desportivos, as escolas de formação desportiva, as autarquias, as associações e federações desportivas, os ginásios e as empresas.
Desporto, Condição Física e Saúde
Os diplomados em Desporto, Condição Física e Saúde, estão aptos para desenvolver as suas atividades:
- Em centros de fitness e associações desportivas, nomeadamente ginásios, academias, estúdios de condição física, boxes de crosstraining e empresas de treino personalizado
- Em complexos de piscinas
- Em programas comunitários desenvolvidos pelas câmaras municipais
- Em empresas na promoção e implantação de programas de atividade física e de combate ao sedentarismo
- Em entidades públicas ou privadas (clínicas de saúde) no acompanhamento de programas de atividade físicas dirigidos para populações com determinadas condições especiais ou clínicas
- Em equipas técnicas desportivas, na área da preparação física
- Em empresas de atividades de exploração de natureza
- Na gestão técnica e da qualidade de centros de fitness e complexos desportivos
- Nos programas de atividades de enriquecimento curriculares (AEC) – Atividade Física e Desportiva do 1º ciclo do ensino básico (cf. Despacho n.º 14460/2008)
Educação Básica
- Técnicos de Educação Básica
- Empregabilidade ampla em contextos formais e não formais no campo da educação
Energia e Ambiente
- Modelação e simulação ambiental
- Controlo da poluição e da qualidade ambiental
- Desenvolvimento e análise de sistemas de informação e gestão energética e ambiental
- Auditorias ambientais e energéticas
- Avaliação de riscos para atividades seguradoras
- Projetos e estudos de impactes ambientais
- Eco gestão e controlo analítico de processos
Enfermagem
- Hospitais
- Centros de Saúde
- Ensino e Investigação
- IPSS
- Instituições de Saúde privadas
- Indústria
- Estruturas Desportivas
Engenharia Civil
Profissionais de Engenharia Civil com capacidade de atuar em diversos domínios, designadamente:
- Planeamento, projetos, assessoria, consultoria ou execução de obras civis
- Direção, coordenação e fiscalização de obras
- Análise de viabilidade de produtos e/ou serviços
- Capacidade de atuar a nível de administração local e regional
- Capacidade de reconhecer e controlar a interação entre as obras de Engenharia Civil e o ambiente
- Tem um amplo conhecimento sobre as diversas áreas de Engenharia Civil
- Tem visão global do funcionamento de uma empresa
Os diplomados em Engenharia Civil estão vocacionados para trabalhar em empresas e outros organismos, nas áreas de projeto de Engenharia Civil, direção de obras, controlo e acompanhamento de obras, fiscalização, exploração e manutenção de empreendimentos de engenharia Civil.
Engenharia Informática
Os diplomados em Engenharia Informática poderão aceder a um leque variado de funções profissionais, tais como:
- Engenharia de Software
- Engenharia de Redes Internet e Intranets
- Engenharia de Sistemas Multimédia
- Gestão de Sistemas de Informação
- Ensino e Investigação
Engenharia Topográfica
Os diplomados em Engenharia Topográfica poderão aceder a um leque variado de funções profissionais, tais como:
- Levantamentos Topográficos, Implantação e controlo de Obras de Engenharia Civil
- Desenvolvimento de trabalhos de Cartografia e Fotogrametria
- Desenvolvimento de estudos de Informação Geográfica
- Estudos de Planos de urbanização e Loteamentos Urbanos
- Estudos de Abastecimento de Água e Drenagem de Águas Residuais
- Estudos de vias de Comunicação, Fiscalização, Consultoria e Acompanhamento de Empreendimentos
O curso encontra-se registado na OET, sendo por isso permitido aos seus diplomados a sua inscrição direta nessa ordem profissional.
Farmácia
- Farmácias Hospitalares Públicas e Privadas
- Farmácias Comunitárias
- Locais de Venda de Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica
- IPSS
- Administração Regional de Saúde
- Centros de Saúde
- Laboratórios Universitários
- Laboratórios de Indústria Farmacêutica
- Ensino e Investigação
Gestão
Os diplomados em Gestão poderão aceder a um leque variado de funções profissionais, tais como:
- Técnico Oficial de contas
- Gestores de PME’s
- Auditoria Fiscal e Financeira
- Marketing
- Gestão de Aprovisionamento
- Controlo da Qualidade
- Desenvolvimento e Aplicações Informáticas
- Estudos de Viabilidade Económico-Financeira
- Ensino
- Serviços Públicos
- Banca e Seguros
- Organização da Produção
- Gestão de Pessoal
Gestão de Recursos Humanos
Os diplomados em Gestão de Recursos Humanos poderão aceder a um leque variado de funções profissionais, tais como:
- Gestor de Recursos Humanos
- Técnico de Recursos Humanos
- Consultor de recursos Humanos
- Gestor de Carreiras
- Dinamizador de Equipas de Trabalho
- Formador, mentor e projectista de programas de formação
Gestão Hoteleira
A licenciatura em Gestão Hoteleira permite o acesso à obtenção da carteira profissional de Diretor de Hotel, a partir da qual se podem exercer as funções de:
- Diretor de hotel
- Diretor de alojamento
- Chefe de receção
- Diretor de alimentação e bebidas
- Diretor comercial e de marketing
- Promotor de vendas
- Relações públicas
- Responsável de animação
- Gestor da qualidade
- Organizador de Eventos, entre outras
Marketing
Os diplomados em Marketing poderão aceder a um leque variado de funções profissionais, tais como:
- Diretor de Marketing
- Analista de Mercado
- Gestor de Produto e Marcas
- Técnico Comercial
- Técnico de Publicidade
- Técnico de Relações Públicas
- Responsável de Imagem
- Responsável pela Criação e Lançamento de Novos Produtos e Serviços
Mecânica e Informática Industrial
De um modo geral, os licenciados em Mecânica e Informática Industrial podem desempenhar funções em diversas áreas do setor produtivo, comercial ou no âmbito da prestação de serviços, tais como:
- Produção industrial
- Manutenção industrial
- Automação, Controlo e Robótica
- Projetos tecnológicos
- Desenvolvimento, monitorização, controlo e gestão de processos produtivos
- Desenho, conceção e manutenção de equipamentos
- Assistência técnica e apoio comercial relacionados com processos e equipamentos tecnológicos
- Sistemas de informação
- Consultoria e formação
Mais especificamente, estes diplomados adquirem as competências necessárias que lhes permite desempenhar funções em:
- Empresas industriais e outras que empregam meios tecnológicos nos seus processos
- Empresas tecnológicas que empregam sistemas integrados de produção industrial modernos e que recorrem a plataformas de internet industrial das coisas (IIoT), redes de comunicação e sistemas de informação para otimizar eficiências operacionais
- Empresas da indústria automóvel e outras com automação clássica ou moderna com recurso à informática industrial, sistemas de informação e redes de computadores ou outros dispositivos de monitorização e controlo dos processos produtivos
- Empresas que incorporam automação e robótica
- Empresas industriais e prestadoras de serviços que atuam nos domínios das novas formas de produção e gestão de energia, tais como energia Eólica, Solar e outras
- Empresas de consultoria e de prestação de serviços no âmbito da tecnologia industrial
- Área comercial no âmbito da inovação tecnológica dos processos produtivos, comercialização, implementação e programação de equipamentos e sistemas
Restauração e Catering
Um profissional com esta formação pode planificar, coordenar e executar os trabalhos de cozinha e restaurante, nomeadamente a estruturação de ementas, a preparação e confeção de refeições, bem como o serviço associado, cumprindo os requisitos nutricionais e as regras de higiene e segurança alimentar, podendo desempenhar estas funções em:
- Estabelecimentos hoteleiros
- Empresas de restauração coletiva
- Empresas de catering e banqueting
- Estabelecimentos de restauração e bebidas
- Empresas de fiscalização do setor alimentar
Turismo e Lazer
Os vários setores de atividade da indústria turística necessitam de graduados em turismo e lazer, que estejam direta ou indiretamente ligados às viagens, turismo e lazer, com especial relevância para as seguintes:
- Operadores turísticos e agências de viagens
- Alojamento
- Restauração
- Parques de entretenimento e lazer (parques temáticos)
- Empresas de transportes
- Empresas de aluguer de automóveis
- Organismos estatais centrais, regionais e locais ligados ao turismo
- Empresas de organização e gestão de eventos
- Ensino e investigação
- Formação profissional
- Criação de empresas de serviços turísticos (auto-emprego)
A bolsa de estudo é uma prestação pecuniária, de valor variável, para comparticipar os encargos com a frequência de um curso de ensino superior. Entre outras, visa contribuir para custear as despesas de alimentação, transporte, alojamento, material escolar e propina, e é suportada integralmente pelo estado a fundo perdido.
O setor das Bolsas de Estudo é uma das vertentes de intervenção no âmbito do apoio social a prestar aos alunos. O processamento oportuno e regular do apoio financeiro estabelecido para cada aluno visa colmatar as suas dificuldades económicas, garantindo assim, todas as possibilidades de sucesso escolar.