- Descrição
- Oferta Formativa
- Saídas profissionais
- Apoios sociais
A Escola Superior Artística do Porto (ESAP) tem como entidade instituidora a Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto (CESAP), entidade de utilidade pública, sem fins lucrativos, constituída em Maio de 1982 e legalizada por escritura pública no Diário da República no 202, III série, de 1 de Setembro de 1982, tendo autorização de funcionamento concedida pelo Despacho 129/MEC/ 86, de 28 de Junho.
A sua localização no centro histórico do Porto – património da humanidade – corresponde a uma opção estratégica que tem contribuído para uma significativa interação com a comunidade local e o meio urbano em que se insere. A ESAP é uma escola associada da UNESCO e tem vindo a estabelecer diversos protocolos nacionais e internacionais com universidades e outras instituições de carácter artístico e cultural. Os diversos media que configuram a produção artística e arquitetónica contemporâneas sustentam o ensino aqui praticado. Através de uma prática interdisciplinar, entendida como espaço de confronto, no qual diferentes experiências e múltiplas perspetivas teórico-práticas se cruzam, o estudante constrói o seu campo referencial.
A ESAP é um espaço de incentivo à investigação e de encontro entre artistas, teóricos, investigadores, curadores ou outros profissionais, nacionais e internacionais, tanto interiores como exteriores à instituição. O lugar que ocupa no território das artes e da arquitetura, manifesta-se no crescente reconhecimento dos seus pares.
É nesta construção coletiva que continuamos a acreditar.
Licenciaturas
- Artes Plásticas e Intermédia
- Artes Visuais – Fotografia
- Cinema e Audiovisual
- Design de Comunicação
- Teatro
Mestrado Integrado
- Arquitetura
Licenciaturas
Artes Plásticas e Intermédia
- A Licenciatura em Artes Plásticas e Intermédia, de cariz universitária, privilegia a prática projetual interdisciplinar. A experimentação e a pesquisa constituem os vetores dominantes deste ciclo de estudos, o qual habilita os seus licenciados com uma formação qualificada para a criação artística no território da arte contemporânea. O carácter alargado do seu plano de estudos favorece a multiplicidade de saídas profissionais em conformidade com as aprendizagens adquiridas.
Artes Visuais – Fotografia
- A Licenciatura em Artes Visuais – Fotografia apresenta-se como um processo educativo aberto, no qual o dispositivo fotográfico é explorado no âmbito da prática artística interdisciplinar e da criação contemporânea. Com este ciclo de estudos de cariz universitário, pretende-se a formação qualificada de artistas e fotógrafos dotados de competências e capacidade crítica nos respectivos territórios de acção. Devido ao carácter alargado do seu plano de estudos é favorecida a multiplicidade de saídas profissionais em conformidade com as aprendizagens adquiridas, a saber: artista, fotógrafo de estúdio, publicidade, moda, arquitetura, impressor. O estudante adquire ainda competências que lhe permitem continuar um percurso no âmbito da investigação.
Cinema e Audiovisual
- A Licenciatura em Cinema e Audiovisual apresenta-se como um percurso educativo aberto, sendo o processo cinematográfico explorado no âmbito da prática artística e na produção de obras de carácter experimental. Com este ciclo de estudos de cariz universitário, pretende-se formar qualificadamente cineastas e/ou especialistas nas áreas transversais à prática do cinema. O plano de estudos é suficientemente alargado para permitir uma multiplicidade de saídas profissionais em conformidade com as aprendizagens adquiridas, a saber: artista, realizador de cinema ou de televisão e/ou profissional da realização, produção, operação de câmara, de som de edição e pós-produção. O estudante adquire ainda competências que lhe permitem continuar um percurso no âmbito da investigação.
Design de Comunicação
- Licenciatura em Design de Comunicação: A Licenciatura em Design de Comunicação, apresenta um desenho curricular focado nas áreas do design gráfico e design multimédia, contemplando, no entanto, as áreas do audiovisual e da fotografia. São objetivos da licenciatura, de cariz universitário, trabalhar os conteúdos, as “ferramentas” e os conhecimentos fundamentais, conducentes à aquisição das competências, para analisar, refletir e conceber, produtos, obras e conteúdos de design gráfico e design multimédia. Devido ao carácter alargado do seu plano de estudos é favorecida a multiplicidade de saídas profissionais em conformidade com as aprendizagens adquiridas. O estágio integrado na licenciatura, potencia o contacto com o meio profissional.
Teatro
- A Licenciatura em Teatro tem como objetivo primordial aprofundar o domínio dos mecanismos inerentes à criação teatral, fundamentalmente no território da Interpretação. Durante o percurso formativo, de cariz universitário, e no âmbito dos projetos a desenvolver, o aluno tem oportunidade de contactar com as estruturas profissionais do campo teatral. Este ciclo de estudos propõe uma formação profissional interdisciplinar, numa perspetiva contemporânea. Devido ao carácter alargado do seu plano de estudos é favorecida a multiplicidade de saídas profissionais em conformidade com as aprendizagens adquiridas.
Mestrado Integrado
Arquitetura
- O Curso de Arquitetura da ESAP foi o terceiro curso de Arquitetura criado em Portugal. Com o reconhecimento da União Europeia em 1994 (Diretiva 85/384/CEE), tornou-se num dos três primeiros cursos de Arquitetura portugueses cujos licenciados têm os seus diplomas reconhecidos em todos os países da União Europeia. Com uma larga experiência na formação de arquitetos, este curso combina uma formação teórico-crítica com a prática de um ensino da arquitetura fortemente apoiado no desenho e que inclui ainda vertentes como a reabilitação e o projeto urbano. Instalado no centro histórico do Porto, o ensino processa-se num ambiente académico partilhado com cursos de diferentes áreas artísticas, permitindo um confronto enriquecedor de experiências diversificadas.
A ESAP possui um Gabinete de Ação Social que tem como objetivo que nenhum estudante seja excluído do ensino superior por incapacidade financeira.
A principal função do Gabinete de Ação Social da ESAP, é garantir a gestão e funcionalidade do apoio a prestar aos alunos no âmbito da Ação Social Escolar.
A bolsa de estudo a estudantes do ensino superior é uma prestação pecuniária anual para comparticipação nos encargos escolares, atribuída pelo Estado, a fundo perdido e no respetivo ano letivo, sempre que o estudante não disponha de um nível mínimo adequado de recursos financeiros, estando, por isso, o seu requerimento sujeito a uma avaliação da condição de recursos.
Outros Incentivos:
A ESAP dispõe ainda das seguintes bolsas/incentivos:
- Bolsas de Mérito CESAP: A CESAP atribui bolsas de mérito que visam promover o desempenho e premiar a excelência dos estudantes que ingressem ou frequentem os cursos da ESAP. Constituem condições para a atribuição de Bolsa por Mérito o estudante inscrever-se ou estar inscrito num curso de licenciatura, mestrado integrado ou mestrado da ESAP e reunir cumulativamente os seguintes requisitos:
- Ter nacionalidade portuguesa
- Para os estudantes que ingressem no primeiro ano de qualquer curso, a partir do ano letivo 2018/2019, terem sido admitidos via concurso de acesso no ano letivo de atribuição da Bolsa e terem média de ingresso igual ou superior a 17 valores sem arredondamentos, mantendo-se essa média para os anos seguintes do curso
- Para os alunos que já frequentem qualquer um dos anos subsequentes dos respetivos cursos, a Bolsa será atribuída ao aluno que se encontrar regularmente inscrito, obtiver a classificação mais elevada em cada ano e em cada curso, determinada pela classificação no ano imediatamente anterior, desde que igual ou superior a 16 ou 17 valores em função do ano de ingresso, sem arredondamentos, estando a atribuição condicionada à realização de todas as UC’s desse ano e não se encontrar em débito de qualquer importância para com a CESAP
- Bolsas de Mérito DGES: a bolsa de estudo por mérito é uma prestação pecuniária, de valor fixo, destinada a estudantes que tenham mostrado um aproveitamento escolar excecional. Considera-se que teve aproveitamento excecional o estudante que satisfaça, cumulativamente, as seguintes condições:
- No ano letivo anterior ao da atribuição da bolsa tenha obtido aprovação em todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do ano curricular em que se encontrava inscrito
- A média das classificações das unidades curriculares a que se refere a alínea a) não tenha sido inferior a Muito bom (16)
- A ESAP dispõe ainda de carta ERASMUS para 2021-2027