Enviar mensagem

    9.º ANO E AGORA?

    Após a conclusão do 9º ano dispões de várias opções para continuar os teus estudos no ensino secundário. Deixamos-te aqui algumas propostas de formação e aprendizagens diversificadas:

    Cursos Científico-Humanísticos

    São direcionados para o prosseguimento de estudos de nível superior (universitário ou politécnico) e destinam-se a alunos que tenham concluído o 9.º ano de escolaridade ou equivalente.
    Têm a duração de 3 anos letivos, correspondentes aos 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade.
    Conferem um diploma de conclusão do Ensino Secundário (12º ano), bem como o nível 3 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

    Cursos Profissionais

    São um percurso de ensino secundário com dupla certificação, ou seja, contribuem para o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais para o exercício de uma profissão; privilegiam as ofertas formativas que correspondem às necessidades de trabalho locais e regionais e preparam para aceder a formações pós-secundárias ou ao ensino superior, se for esse o teu desejo. 

    Estes cursos têm uma duração de 3 anos e culminam com a apresentação de um projeto, designado por Prova de Aptidão Profissional (PAP), no qual demonstrarás as competências e saberes que desenvolveste ao longo da formação.

    A conclusão, com aproveitamento, confere-te um diploma de nível secundário de educação e um certificado de qualificação profissional de nível 4. 

    Cursos com Planos Próprios

    São, na sua maioria, cursos com ofertas de dupla certificação com uma componente científica e tecnológica consistentes. São orientados para o prosseguimento de estudos e têm também uma componente de formação tecnológica, orientada para o mercado de trabalho.

    Têm uma duração de 3 anos e a sua conclusão, com aproveitamento, confere-te um diploma de nível secundário de educação e um certificado de qualificação profissional de nível 4. 

    Cursos Artísticos Especializados

    São cursos direcionados, de acordo com a área artística, para o prosseguimento de estudos ou vocacionados na dupla perspetiva da inserção no mercado de trabalho e do prosseguimento de estudos.

    A conclusão, com aproveitamento, confere-te um diploma de nível secundário de educação e um certificado de qualificação profissional de nível 4. 

    Cursos de Aprendizagem

    São cursos que te permitem obter uma certificação escolar e profissional, privilegiando a inserção no mercado de trabalho, potenciada por uma forte componente de formação realizada em contexto de empresa e o prosseguimento de estudos de nível superior.

    A sua conclusão, com aproveitamento, confere-te um diploma de nível secundário de educação e um certificado de qualificação profissional de nível 4.

    Cursos de Educação e Formação (CEF)

    Estes cursos são uma oportunidade para concluir o 12.º ano de escolaridade obrigatória, através de um percurso flexível e ajustado aos interesses dos alunos, seja para prosseguir os estudos ou para obter uma formação que lhe permita uma entrada qualificada no mundo do trabalho, procurando através dos conhecimentos, capacidades e atitudes, alcançar as áreas de competência constantes do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, bem como do Perfil Profissional associado à respetiva qualificação.

    Ensino Secundário na Modalidade de Ensino Recorrente

    Esta modalidade possibilita a aquisição de conhecimentos e competências ao nível do ensino secundário, permitindo a obtenção de um certificado e de um diploma escolar de 12º ano e, no caso dos cursos tecnológicos e dos cursos do ensino artístico especializado, uma qualificação profissional de nível 4. Integram várias modalidades, que têm especificações próprias.

    Fica a conhecer mais:

    http://www.dge.mec.pt/ensino-secundario

    https://www.iefp.pt/modalidades-de-formacao

    http://cdp.portodigital.pt/educacao-e-formacao/ensino-basico-e-secundario

    Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.