Enviar mensagem

    12.º ANO E AGORA?

    Estás no 12º ano e agora que olhas para trás percebes que o tempo passou mesmo a correr… Parece que foi ontem que estavas a decidir qual a área mais indicada para seguir e neste momento já estás na reta final. Próximo passo? São muitas as opções com as quais te vais deparar.

    Se queres prosseguir os estudos, tens algumas opções disponíveis:

     

    Ensino Pós-Secundário Não Superior

    O ensino pós-secundário não superior encontra-se organizado em Cursos de Especialização Tecnológica (CET), visando a tua inserção qualificada no mundo do trabalho e a aquisição do nível 5 de qualificação do QNQ. Esta qualificação obtém-se através da conjugação de uma formação secundária, geral ou profissional, com uma formação técnica pós-secundária.

    Os CET possibilitam percursos de formação especializada em diferentes áreas tecnológicas, desenvolvendo capacidades e competências profissionais.

     

    Ensino Superior

    Ciclo Curto – CTeSP (Curso Técnico Superior Profissional)

    São uma nova oferta de cursos superiores, com a duração de quatro semestres letivos, incluindo estágio de um semestre letivo.

    A sua conclusão, com aproveitamento, confere-te um diploma de técnico superior profissional, com qualificação do nível 5 do QNQ, possibilitando, ainda, a candidatura a licenciaturas com dispensa das provas de ingresso.

     

    1º Ciclo de Estudos – Licenciatura e/ou Mestrado Integrado

    • As licenciaturas têm uma duração de 3 anos; excecionalmente em algumas áreas pode ter 4 anos. Conferem-te o grau académico de Licenciado, com qualificação do nível 5 do QNQ. Possibilita-te o prosseguimento para Mestrado, com duração de 1,5 a 2 anos (excecionalmente em algumas áreas pode ter 1 ano), conferindo-te o grau de Mestre nível 7 do QNQ.
    • O Mestrado Integrado tem uma duração de 5 a 6 anos e confere-te o grau académico de Mestre, com qualificação do nível 7 do QNQ. A conclusão dos primeiros 6 semestres confere-te o grau académico de Licenciado.

     

    2º Ciclo de Estudos – Mestrado

    Trata-se de uma especialização de natureza profissional, com uma duração de 1,5 a 2 anos (excecionalmente em algumas áreas pode ter 1 ano).

    Confere-te o grau académico de Mestre numa especialidade, podendo as especialidades ser desdobradas em áreas de especialização, e uma qualificação do nível 7 do QNQ.

    Sabe mais em https://www.dges.gov.pt/

     

    Se queres começar a trabalhar:

    Integrar o mercado de trabalho é uma opção tão válida como qualquer outra. É uma forma de ganhares a tua independência económica e mais tarde podes sempre voltar a candidatar-te ao Ensino Superior. Com mais de 23 anos podes candidatar-te pela via normal ou através do concurso M23.

    Sabe mais aqui.

    Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.